Cultura de feedback
Fazer parte de um ambiente em que todos se sentem seguros para dar e receber feedback, nos torna pessoas melhores, mais capacitadas, mais encorajadas. Também gera autoconhecimento e nos motiva a estarmos 1% melhores (um dos valores da cultura da Contabilizei), além de ter nossos pontos fortes reconhecidos.
Por acreditar fortemente nisso, tenho me interessado em estudar novos conceitos, ferramentas e formatos para que de fato tenhamos em nosso ambiente a cultura de feedback ;)
É fácil??? Se fosse fácil, não seria tão interessante estar em busca deste cenário ;) Mas vale a pena!!!
Alguns pilares que gostaria de destacar:
· Estar disponíveis: Para que de fato tenhamos um espaço saudável, precisa estar disponível para ouvir e para conceder o feedback. Não faça ou peça se sua intenção não for genuína.
· Empatia: é diferente de simpatia. Não basta “simpatizar” com a pessoa ou se colocar no lugar da outra pessoa, considerando o seu ponto de vista.. Precisa tentar olhar sob a ótica do outro e de fato ESTAR com o outro.
· Crescimento mútuo: acreditar que ambos crescem após uma boa conversa de feedback é para o bem comum;
· Livre de julgamentos: suas opiniões e suas crenças são suas e não do outro, então esteja livre de julgamento sobre a atitudes, escolhas e opiniões alheias.
E por onde começar?
Pedindo!!!!!! Isso gera empatia, horizontalidade e respeito, com interesse genuíno de mudança e crescimento.
Elogiando!!! Sempre que tiver oportunidades, elogie em público. Reconhecer as ações positivas de forma coletiva, engaja as pessoas em fazerem melhor.
Convidando para o crescimento!!! Poucos tem de fato interesse em ver o outro crescer, especialmente crescer mais do que a si próprio. Acredite que vale a pena e coloque em prática. Mas sempre no privado, tanto para reforçar o positivo quanto para sugerir melhoria.
Práticas de Feedback:
Um feedback que traz bom efeito, depende das duas pessoas envolvidas. Então aí vão alguns pontos essenciais para o processo de crescimento:
Ao conceder:
- Crie conexão
- Traga contexto
- Apresente fatos (como, quando, onde e quem envolveu) — não seja genérico
- Fale sobre o sentimento que causou
- Traga questionamentos ou sugestões de como fazer diferente
- Dê tempo para assimilar: o tempo de assimilação é muito individual
- Busque local adequado: reservado
- Reforce também o positivo
- Foque sempre no comportamento e no fato em si e não na pessoa
Ao receber:
- Esteja aberto
- Não entre na defensiva: não é hora de dar explicações
- Acolha como um presente: que às vezes não está na melhor embalagem, não é o conteúdo desejado, mas alguém se preparou para dar para você;
- Busque assimilar
- Agradeça, afinal é um presente
- E não relembre os feedbacks recebidos em “brincadeiras” públicas, pois tem grandes chances de não ganhar mais presentes…
Há o melhor momento? Não… Mas há o momento errado…
Quando estamos sem tempo!
Quando não dominamos os fatos!
Quando passou muito tempo!
Quando estamos “alterados”!
E qual é o propósito?
É uma fonte genuína de crescimento para quem cede e para quem recebe. Traz aprendizado mais rápido para quem está disposto a ouvir, é ótimo ter alguém com você nesta jornada de amadurecimento e mudanças.
Passamos do estado de inconsciência para consciência do que precisamos melhorar e geramos confiança entre as pessoas e no ambiente
Qual a melhor forma de acertar???
T R E I N A N D O
Simplesmente comece, aos poucos estará fortalecido para ajudar o outro a crescer!
Existem muitas ferramentas e formas… Logo compartilharei um pouco mais das que já usei e o resultado de algumas delas ;)