Gráfico CFD (Cumulative Flow Diagram): gerando valor da descoberta do que desenvolver até a entrega final

Raul Felipe
Contabilizei
Published in
4 min readOct 16, 2023

--

O Cumulative Flow Diagram (CFD) ou Diagrama de Fluxo Cumulativo (em português) é composto por gráficos de área empilhados que apresentam o número de itens em cada fase do fluxo de valor.

Os gráficos apresentam, de forma cumulativa, a quantidade de demandas que passam pelo fluxo de trabalho, distinguindo as etapas do fluxo (a fazer, fazendo, concluído) por cores.

A estrutura do diagrama é bastante simples. No eixo horizontal temos as medidas de tempo e na vertical o número de itens acumulados no fluxo. É um tipo de exibição que trata essencialmente de entradas e saídas.

Hoje eu vou contar como utilizamos essa metodologia no fluxo de trabalho aqui na Contabilizei e explicar a importância dela para a nossa rotina. Bora lá!

Por que trabalhamos com CFD?

Esse é um modelo de gráfico referência no fluxo de entregas contínuas de valor e em metodologias ágeis, fazendo parte do nosso processo de desenvolvimento de software com melhoria contínua.

De forma ampla e geral, ele traz melhorias no fluxo de entregas, ajuda a identificar gargalos nas rotinas de trabalho, traz facilidade para que as pessoas consigam priorizar etapas e muita transparência em todo o processo de desenvolvimento.

Como Squad Leader vejo ainda que o CFD retira impedimentos aos nossos times e dá mais confiança para as nossas tomadas de decisão, mostrando a todos a nossa evolução e onde precisamos ter mais foco.

Principais vantagens que a metodologia traz

  1. Melhoria nas métricas de fluxo, throughput, lead time e cycle time
  2. Transparência em cada etapa do desenvolvimento, todos são cientes da sua importância para os objetivos desde o início até a conclusão dos trabalhos
  3. Maior engajamento e facilidade para resolução de impedimentos

Aqui na Contabilizei nós utilizamos esse gráfico constantemente, sendo o nosso mapa de como estamos evoluindo, de onde estão nossos maiores blocos de trabalho, se estamos realmente concluindo itens, ou se, estamos com impedimentos, precisando alinhar nosso plano de evolução.

Nosso maior objetivo é mostrar a estabilidade do processo relacionando Tempo (X) vs Quantidade Acumulada (Y) por fases.

Quanto mais retilíneas estiverem as raias e próximas umas das outras, melhor está distribuído o esforço X atividade. O objetivo, no final, é buscar um padrão.

Analisando esse gráfico dia sim e outro também e explicando ele semanalmente em nossas reuniões de alinhamento, conseguimos fazer as seguintes perguntas:

  • A curva de itens adicionados ao processo tem aumentado?
  • A curva de itens finalizados tem crescido?
  • Os itens em WIP (diferença entre itens finalizados e iniciados) têm crescido?
  • Existe alguma etapa do processo que está acumulando itens (ex. discovery, detalhamento, desenvolvimento)?

Com isso, alguns problemas clássicos são facilmente identificados:

  • Gargalos nas etapas do fluxo (exemplo: discovery, detalhamento, desenvolvimento)
  • Escopo (itens adicionados) crescendo de forma desordenada
  • Itens em WIP se mantêm de semana a semana, sem que haja crescimento na curva de itens entregues

Aqui nós criamos uma forma de “traduzir” nossos CFDs para que eles fiquem muito didáticos. Veja o exemplo a seguir:

Vamos ler esse CFD exemplo de baixo para cima:

Em Roxo temos a quantidade de itens concluídos, nossas bolas laranjas (6 itens). Isso mostra uma média de entrega de 1,5 itens por semana, métrica famosa conhecida como Throughput.

Na linha em Marrom, temos nossos itens em andamento no momento, 3 itens sendo trabalhados pelo time de desenvolvimento.

Acima desta cor, estamos olhando para nosso Backlog (itens a fazer), que passam por várias etapas até estarem prontos para desenvolvimento.

São 5 itens na fila para desenvolvimento, 6 itens em detalhamento, 4 itens precisando serem descobertos todas as regras de negócio para que possamos detalhar a solução necessária.

Mais simples do que parece

O Gráfico CFD, no primeiro contato, parece algo complexo, de difícil entendimento, mas, ao analisá-lo com calma e utilizando-o no dia a dia, a gente aprende que ele é muito simples de compreender e de extrema importância para o acompanhamento de projetos de forma ágil, prática e assertiva.

Que este artigo lhe ajude a entender mais facilmente este poderoso gráfico e como ele faz a diferença na rotina de condução de projetos aqui na Contabilizei.

E se você curtiu esse conteúdo, siga a gente aqui no Medium e fique por dentro de todas as novidades.

--

--

Delivery Manager | Project Management | Squad Leader | Certified Scrum Master